Cansado de caminhar, resolvo pegar um
ônibus...
Ao chegar no ponto de ônibus me deparo com um morador de rua que havia visto horas antes em uma praça cantando empolgado uma música certaneja (mendigos sempre cantam música certaneja, é regra), que não consegui definir de quem era ...
No ponto de ônibus ele alugava uma pobre moça que tentava não ser indelicada com o mesmo(malditos tempos do politicamente correto), vira para o rapaz que estava ao meu lado e diz:
-Leonaaaardo, tu é igual ao Leonardo, Leo ... Ficou ofendido?
O rapaz não responde, vira para a namorada e faz uma cara estranha. Então o morador de rua continua:
- Pô, eu to no meu direito de te comparar, eu sou fã do cara..
E volta a importunar a pobre moça de antes.
O ônibus chega. Eu entro e me sento.
Na minha diagonal um cara muito estranho brinca com um pêndulo. Quando um rapaz pede licença para sentar ao seu lado, o homem começa a gesticular de maneira estranha. o rapaz insiste e o homem prontamente lhe diz:
Tem lugar aí do lado, aqui não!
Dou lugar ao pobre do rapaz, que prontamente abre um livro. Quase no mesmo instante alguém no banco detrás cantarola em voz não tão baixa:
-Feijão... Arrooooz... Feijão... Arrooooz... lalala Feijão... Arrooooz... Feijão... Arrooooz...
Sinto que essa pessoa feliz começa a se balançar no banco (que é um banco invertido, sendo assim a criatura ficava de costas para as minhas costas). Canta outra vez:
-T9 IPA* .... pa pa pa ... tripaaaa pa pa pa, tripa , arroz feijãããão ... nhé nhé nhé ...
Entrei no expresso São Pedro**, penso eu!
E o cidadão continua a cantar e se balançar.
Me levanto uma ponto antes do meu, triste por não conseguir ver a figura que cantarolava tão alegremente, quando para a minha surpresa tal monstruosidade se ergue do banco detrás ao que eu estava antes. Mais de 1,90 de altura e quase a mesma medida de largura, cantarola e caminha em minha direção. Desvio o olhar e rezo para que a porta abra antes de tal criatura se aproximar mais. Feliz, noto que a grande aberração senta-se em um banco vago e volta para seu mundinho das canções felizes com letras aleatórias e melodias semelhantes.
Boa noite para não botar mais os pés na rua!
""MEDO""
*Linha de ônibus da minha cidade
*Manicômio mais famoso da cidade